Loading
English French German Spain Italian

A pregação eficiente


O que é necessário¹ para se produzir uma pregação eficiente? A Universidade de Baylor, em Waco, no Texas, recentemente desenvolveu uma pesquisa entre professores de homilética para determinar o critério de uma pregação eficiente.
Um total de 140 respostas foram recebidas, vindas de Seminários e Escolas de Teologia nos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. As observações contidas nas respostas produziram mais de 700 critérios, os quais foram categorizados dentro de sete áreas e posteriormente incluídos em um artigo intitulado "Dimensões de uma Pregação Eficiente".
A seguir apresentamos o sumário dos critérios que, conforme o artigo é necessário para uma pregação eficiente.



Bíblico/Exegético
O pregador eficiente prega sermões baseados na Escritura e que exibem uma boa preparação exegética. Pregação eficiente está baseada em uma sólida exegese bíblica. Um sermão bem "fabricado" é forjado a partir de um texto da Escritura.


Relevância
O pregador eficiente prega sermões que são relevantes para seus ouvintes. O sermão é pertinente às suas dificuldades diárias, levando-os a viver o Evangelho. O pregador deve fazer a ponte entre o contexto histórico
e a situação contemporânea de forma a se dirigir ao ambiente cultural da congregação.


A persona do pregador
O pregador eficiente prega sermões que refletem sua própria experiência de vida e estão compromissados com a fé cristã. O pregador reflete "paixão" bem como "integridade" em seus sermões. O pregador deve ter absorvido totalmente e/ou ser totalmente absorvido pelo tema dominante ou a imagem do sermão, de forma que sua cabeça, coração e entranhas estejam apropriadamente envolvidos na palavra pregada. As palavras são mais do que mecanicamente lidas ou recitadas, elas se tornam vivas com a paixão do pregador.

Teológico/Ortodoxo
O pregador eficiente prega sermões que são fiéis à tradição cristã. Isto envolve a pregação de sermões que são expressos doutrinariamente de acordo com os parâmetros da fé cristã. O sermão deve tocar ou refletir (se
não lidar diretamente) alguma das grandes verdades cristãs: mesmo que o seu estilo seja informal ou divertido, o conteúdo não deve ser trivial.


Estrutura do sermão
O pregador eficiente prega sermões que são estruturados com uma clara introdução, corpo principal, e conclusão; e todo esse conjunto deve refletir um tema ou foco central. O sermão é organizado em estilo lógico,
o qual progressivamente estrutura o argumento principal do sermão. O sermão deve demonstrar pensamento claro e ter uma estrutura que flui de forma fácil e natural e conter uma linguagem que pode ser facilmente compreendida.

Comunicação eficiente
O pregador eficiente prega sermões que claramente comunicam a idéia central através do uso de linguagem simples e ilustrações, de forma tal que os ouvintes sejam convencidos pela mensagem. Pregação eficiente é
persuasiva, de forma que a mesma convença ou condene o ouvinte. O pregador eficiente comunica de forma efetiva o sentido da presença e da autoridade de Deus.

Apresentação/Estilo
O pregador eficiente prega sermões que são apresentados habilmente com apropriado equilíbrio: linguagem corporal, gestos, contato visual e boa qualidade de voz. O pregador sempre exibe uma pronúncia apropriada,boa articulação, fraseado correto, postura adequada, bom tom, modulação vocal e gestos. O sermão tem estilo que agrada os ouvidos e é atrativo?
É apresentado em tom de conversação? Usa linguagem direta aos ouvidos ao invés dos olhos? É poético -apresentado com palavras e imagens orais?

  • TEOLOGIA REFORMADA...
  • TEXTOS EDIFICANTES