Loading
English French German Spain Italian

A ORAÇÃO DE PAULO PELOS COLOSSENSES

TEXTO: COLOSSENSES 1.9-12

A oração de Paulo pelos colossenses deveria servir de modelo para todos os líderes cristãos. Ele está orando, pedindo a Deus conhecimento espiritual para os crentes colossenses, sua oração é incessante, pois ele está convencido que a vida cristã só será bem sucedida à medida que for imersa no conhecimento da vontade de Deus. A experiência produzida pelo conhecimento da vontade de Deus é transformadora e capacitadora, como veremos a seguir:

O conhecimento que Paulo pede em oração é um tipo de conhecimento capaz de dá ao crente a compreensão necessária das grandes verdades da fé cristã. O termo grego empregado por Paulo é EPIGNOSIS que no contexto de colossenses significa CONHECIMENTO COMPLETO, EXATO.

A oração de Paulo aos colossenses pode ser justificada por três motivos. Os quais são:

  1. Os colossenses sofriam da falta desse conhecimento. Razão pela qual Paulo faz frequentes referências a esse tema. Vejamos:
    ( 1.28; 2.2-3; 3.10,13; 4.5,6).
Os colossenses precisavam beber desse conhecimento. Falsos mestres estavam atacando a suficiência da obra redentora de Cristo e ensinado a necessidade de um conhecimento que seria um tipo de complemento à obra redentora de Cristo. Esse conhecimento (gnosis) era adquirido se sujeitando a uma série de ordenanças (mistura de judaísmo mais filosofia humana) 2.8-16. Esse conhecimento ensinado pelos falsos mestres, não era o conhecimento da vontade de Deus e não produzia uma experiência cristã legítima . Ao contrário, esse falso ensino estava produzindo um misticismo desenfreado e um retrocesso na vida espiritual dos colossenses. O termo grego usado por Paulo para descrever esse retrocesso é STOICHEIA, e indicava que os colossenses estavam no “A B C” da vida cristã, eram meninos espirituais, não haviam crescido. Por essa razão Paulo ora para que eles obtivessem o conhecimento completo e exato da vontade de Deus, pois só assim poderiam experimentar uma vida cristã frutífera. Paulo ora para que meninos espirituais se tornem adultos competentes e comprometidos na vida cristã, e isso só é possível à medida que a vida cristã seja imersa no conhecimento exato da vontade de Deus.
  1. Em segundo lugar, a oração de Paulo pelos colossenses se justifica pelo fato do conhecimento de Deus  ser fundamental para que o crente cumpra sua missão no mundo. Aos que desejam viver um cristianismo legítimo, a recomendação é que encham-se do conhecimento da vontade de Deus. 
    Os colossenses pensavam que exercitando suas vidas no ascetismo religioso estariam fazendo a vontade de Deus. Costumes, regras de denominações, revelações de falsos mestre etc. Nada disso pode produzir uma vida cristã legítima.
     Quer você meu irmão viver uma vida cristã legítima? Quer mesmo? Então dedique-se em oração pedindo conhecimento espiritual a Deus, aplique-se ao estudo das Escrituras e peça a iluminação do Espírito para ser bem sucedido em sua vida cristã.
  1. Em terceiro lugar, a oração de Paulo por conhecimento é uma oração por poder. Não existe poder, onde não há conhecimento! O crente precisa desse poder para cumprir sua missão no mundo.  Pois é esse poder que produz na sua vida três grandes virtudes fundamentais para o sucesso da sua carreira cristã, quais sejam:


PERSEVERANÇA- no grego – HUPOMONEN- Capacidade para suportar as coisas e fazer com que essas coisas permutem em glória.

LONGANIMIDADE- no grego- MAKROTHYMIAN- Paciência com as pessoas. Capacidade de suportar as pessoas sem ser afetado por suas malícias, antipatia e crueldade.

ALEGRIA- no grego – CHARAS- É um gozo, um contentamento em toda e qualquer situação.

Uma vida cheia do poder de Deus tem que refletir na prática essas virtudes!

Em resumo, podemos dizer que a oração de Paulo pelos colossenses é uma oração por compreensão das verdades da fé cristã. É uma oração para que a vida cristã se desenvolva de modo a agradar a Deus. E é uma oração pelo poder que se desdobra na prática da vida cristã como perseverança, longanimidade e alegria.

Acredito que o melhor modelo de oração cristã em todo o Novo Testamento é o oferecido por Paulo em colossenses.E o motivo é simples, sem o conhecimento da vontade de Deus, não há vida cristã,  não há cristianismo eficiente e não há como agradar a Deus! O objetivo principal da vida cristã se resume em conhecer a vontade de Deus para agradá-lo, servi-lo e glorificá-lo . 



  • TEOLOGIA REFORMADA...
  • TEXTOS EDIFICANTES