Loading
English French German Spain Italian

É JUSTA A PREDESTINAÇÃO ABSOLUTA?


ROMANOS 9.19 "TU, PORÉM, ME DIRÁS: DE QUE SE QUEIXA ELE AINDA?POIS QUEM JAMAIS RESISTIU À SUA VONTADE?"

Paulo possuía um poder lógico de raciocínio. Sabia exatamente o que os homens iam perguntar, uma vez que escreveu acerca do endurecimento do coração de Faraó.O homem que não quisesse aceitar a verdade do ensinamento diria:" Você está dizendo que Deus não deu a Faraó uma oportunidade de arrepender-se.

Como homem livre, poderia ter a vontade para fazê-lo. Porém Deus não lhe dava essa oportunidade. Que tipo de Deus é esse? Você diz que é onipotente. Se Ele é, então, Ele não é justo. Quem pode resistir à vontade de um Deus onipotente? Porém, um Deus assim, não é um Deus moral porque restringe o comportamento moral dos homens. Por isso eu não creio em seu Deus.Você tem dado um testemunho falso contra o Deus verdadeiro. Deus é justo ou é soberano.Pois não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo. Prefiro crer em um Deus justo que tem dado ao homem uma vontade autônoma e livre. É melhor ter um mundo onde reina a oportunidade que um mundo no qual tudo está predestinado."
Seguramente a resposta de Paulo a um comentário como este, seria ofensivo aos homens:



"QUEM ÉS TU, Ó HOMEM, PARA DISCUTIRES COM DEUS?! PORVENTURA, PODE O OBJETO PERGUNTAR A QUEM O FEZ: POR QUE ME FIZESTE ASSIM?
OU NÃO TEM O OLEIRO DIREITO SOBRE A MASSA, PARA DO MESMO BARRO FAZER UM VASO PARA HONRA E OUTRO, PARA DESONRA?
(Rm 9.20-21).



Paulo diz "Silêncio!, não te queixes! Deus é soberano". Nunca se deve colocar o argumento que trata de por a justiça em posição oposta à onipotência.



CONTESTAÇÃO EQUIVOCADA.
"Realmente a soberania de Deus não quer dizer que Deus determina os destinos. Quer dizer apenas que Deus é Todo-poderoso, entretanto, como é misericordioso, Ele concede aos homens o privilégio da livre escolha. Só assim pode Deus não ser o autor do pecado. Deus é justo porque voluntariamente controla seu próprio poder".






CONTESTAÇÃO: Se é assim, qual é o sentido do versículo 22? que fala :" Vasos de ira preparados para a destruição". Para que fim é feito o vaso para o oleiro? A Escritura nos diz que estes foram feitos para a destruição. Será razoável pensar que Deus faz algo sem nenhum propósito? Porém, Paulo fala de dois tipos de vasos, e ambos tem propósitos diferentes. Ouçamos o aviso que Isaías deu aos teólogos que queriam por a soberania em oposição à justiça de Deus:
Isaías 45.9 "AI DAQUELE QUE CONTENDE COM O SEU CRIADOR! E NÃO PASSA DE UM CACO DE BARRO ENTRE OUTROS CACOS. ACASO, DIRÁ O BARRO AO QUE LHE DÁ FORMA: QUE FAZES? OU: A TUA OBRA NÃO TEM ALÇA".



Existem algumas perguntas que não devem ser feitas. Uma delas é esta :" Se Deus é onipotente, como pode ser justo quando julga os homens por seus pecados?" Há ainda uma outra pergunta que não deve ser feita:" Se o homem é responsável por suas ações, como pode Deus predestinar todos os eventos? A resposta de Paulo é cale-se!
Ponha em prova a sua dedicação em crer em tudo aquilo que a bíblia diz. Trata você de averiguar a verdade bíblica pelo seu próprio poder lógico? Está desobedecendo as instruções de Paulo?.

Tradução: Reverendo Adriano.

¿Es Justa La Predestinación Absoluta?

Fonte: http://www.graciasoberana.com/_archivos/soteriologia/Es%20justa%20la%20predestinacion%20absoluta.pdf
  • TEOLOGIA REFORMADA...
  • TEXTOS EDIFICANTES